Escrever é uma forma de expressar o que as vezes nos é privado ou simplesmente o que não nos é permitido falar...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Realidade de nossa realidade

Levantar sem sentido, apenas por ter de trabalhar, ou apenas por ter de ir a escola agüentar professores falando por horas. Entrar em seu local de trabalho e não aturar ver aquele outro funcionário, sentar em sua mesa com a certeza que vai ser mais um dia daqueles, difícil e arrastado, insuportável e nem um pouco produtivo.
Realidade de muitas pessoas levarem a vida empurrada, levar a vida por levar.
Deixar os problemas e as complicações, mesmo sendo normais ou não, tomarem conta de seu estado de espírito nunca será uma saída sensata. Problemas todos temos, porem em quantidades e proporções diferentes, e nossos problemas não são relativos a poder aquisitivos ou classe social, mas sim ao modo que os conduzimos. Não existem pessoas que vivem em perfeita harmonia com os deslizes que a vida proporciona, mas sim pessoas preparadas e dispostas a não aceitarem que isso as deixam aflitas ou desiludidas.
Apenas dê uma olhada em volta, não precisa ir muito longe pra ver a comparação significante de seus problemas com os problemas realmente grandes de outras pessoas. Andando pelas calçadas e identificando em cada rosto vários tipos de sentimentos, alguns com angustia, outros dor, desilusão, descrença. Crianças que poderiam estar sentadas em uma sala de aula aprendendo como serem seres humanos dignos quando se tornarem adultos, estão nas ruas entregues ao cruel e incerto destino. Garotas jovens, que perderam a pureza e a delicadeza pelos caminhos cruéis do destino que lhes foram impostas, onde poderiam estar em uma faculdade, em um bom curso, realizando um sonho, galgando o futuro, mas o destino não as presentearam com essa sorte, mas muitos reclamam de terem muitos trabalhos a serem entregue, ou de uma prova que não foi bem sucedida, ou de terem simplesmente de ir à faculdade. Homens que se entregam a bebida, muitas vezes por falta de vontade, outras por falta de apoio, ficam sujeitos a maus tratos e humilhações, e por sua vez outros reclamam de seu patrão ter chamado atenção para determinada falha cometida, reclamam de sua esposa ter repetido algum tipo de guarnição para o almoço, reclamam de seu filho chorar na madrugada atrapalhando seu sono.
Pessoas que sofrem por antecedência, pessoas que não levam em conta que nunca passaram por sofrimento verdadeiro, nunca venceram verdadeiras provações que a vida nos impõe, pessoas que construíram muros altos e fortes em volta de sua realidade, e não conseguem ver do outro lado o que é realmente sofrer.
A vida é feita de desafios e provações, tristezas e alegrias, vitorias e derrotas, tudo depende do modo que enfrentamos cada circunstancia, do modo em que vivenciamos cada situação.
É tão fácil acordar e dizer bom dia a si próprio olhando no espelho, elogiar seu reflexo, dizer e acreditar que aquele dia será ótimo e produtivo, alegre e positivo. Abrir os braços e sentir o vento tocar seu rosto, assim sentido que realmente esta vivo e isso já é uma dádiva, já é o suficiente para incentivar a vontade de crescer e ser feliz. Dizer bom dia ao visinho com um desejo concreto que ele tenha mesmo um ótimo dia, dizer bom dia aos colegas de trabalho, amigos de escola, patrão, funcionários, professora, porteiro do prédio, uma pessoa que cruzar seu caminho na calçada, mas sempre com vontade e convicção que todas aquelas pessoas tenham mesmo um dia iluminado, como o seu será.
Quando aparecer o primeiro problema do dia o encare com naturalidade e tranqüilidade, sem desespero, sem estresse, pois será apenas um problema, e não o fim do mundo. Pense com tranqüilidade, mas com rapidez, respire naturalmente e o resolva, se não tiver tendo êxito ao resolve-lo, não desista, apenas tente novamente de outra maneira.
Quando o dia acabar, olhe pra trás e faça uma resenha de tudo que vivenciou, sorria dos deslizes e aprenda com as falhas. Não deixe que qualquer situação estrague o restante das suas vinte quatro horas. Esqueça seus problemas no escritório, na empresa, na faculdade, ou em qualquer outro lugar. Tire o restante de suas horas para o seu bem estar, faça o que te faz bem, saia com os amigos para relaxar, mas não deixe nenhum falar em trabalho, leia um bom livro, navegue na internet, converse com alguém desconhecido no caminho de casa, saia com para um programa romântico, divirta-se com seus filhos, assista um bom filme. Mas nunca leve problemas para suas horas pessoais, as horas que são feitas para recarregar nossas energias e mostrar que dificuldades são simples detalhes a serem resolvidos.
Por fim, viva, não viva com um sorriso moldado no rosto, pois falsidade pode funcionar para as outras pessoas, mas saberá que esse sorriso não é verdadeiro, apenas viva com intensidade sabendo que não esta aqui de passagem, que se esta aqui é por um propósito particular e apenas seu. Não viva por viver, pois isso é um erro, coloque a felicidade como meta principal em todas manhas que despertar, sorria com sinceridade, procure os pontos positivos mesmo em situações que se mostram irrelevantes ou mesmo impossíveis. Encare a vida com menos seriedade e mais objetividade. Encare a vida como o presente mais precioso que lhe foi concedido, cuide de seu presente, cuide do bem estar de seu presente. Seja feliz...

Thiago Simioni

Nenhum comentário:

Postar um comentário