Escrever é uma forma de expressar o que as vezes nos é privado ou simplesmente o que não nos é permitido falar...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Viver é Arriscar

Na vida nos deparamos às vezes com situações inusitadas, situações onde pensamos que não deveriam estar ali, não deveriam estar acontecendo naquele momento, situações onde não temos controle.
A perda de uma pessoa que amamos, vem como uma brisa fria e nos toca sem avisar, arrepia, vento gélido que nos beija sem permissão, em momentos inesperados, momentos muitas das vezes onde tudo anda bem, e acontece uma tragédia que desestrutura tudo, perdemos o chão, nos entregamos ao desespero, nos machucamos com culpas inexistentes e arrependimentos sem sentido. Não somos donos do destino, não prevemos quando vai acontecer uma perda grande. Portanto, todos nós precisamos de um momento de luto, isso é aceitável e necessário, mas temos que colocar em mente que esse momento que nos é posto, que nos é cedido, tem de ter um fim, é permitido ser longo, duradouro e triste, mas sempre temos que correr atrás de um ponto final, sempre temos que correr atrás da escada que vai nos levar novamente a superfície, ao topo.
Somos todos seres humanos, passivos a erros e acertos, existem momentos em nossas vidas em que vamos machucar outras pessoas, seja com palavras ou atitudes, inevitavelmente se for uma situação desleal e errante de nossa parte, vamos nos sentir péssimos, culpados e as vezes, impotentes, mas quem vai ser a única pessoa que poderá corrigir seu erro? Quem é a pessoa que pode redimir do que você fez? Só existe uma pessoa, apenas você mesmo pode corrigir um erro grave provocado por palavras mal expressadas ou atitudes equivocadas. Com palavras sinceras de desculpas, um singelo e confiante “sinto muito”, e a atitude que revela qualquer verdade, olhos nos olhos. Se mesmo depois desse passo tomado o perdão não vir, não quer dizer que foi uma situação imperdoável, mas sim que a pessoa que tinha de te perdoar não esta preparada pra isso. Não existe erro que não se pode concertar, não existe ferida que não se pode curar, existem pessoas que não estão prontas para darem o perdão.
Em um belo dia, onde tudo esta no seu devido lugar, onde tudo favorece ao seu favor, acontece uma coisa inusitada onde basta um olhar, um sorriso, ou um simples “oi”, essa “coisa”, pode vir em varias situações, platônica ou recíproca, essa “coisa” pode ser de variados tamanhos e intensidades, passageira ou duradoura, essa “coisa” é conhecida como paixão, que é mais um motivo que muda uma vida onde tudo esta em perfeita harmonia, podendo não apenas melhorar uma vida dando mais graça e mais cor, como também pode muito bem piorar uma vida. Mas tudo é uma questão de preparo, uma pessoa que esta preparada emocionalmente para receber uma paixão, mesmo sendo essa uma paixão não correspondida, sabe lidar com a situação sem desestruturar, sem se desesperar, pois a pessoa preparada sabe as armas que tem, e as que podem ser usadas sem ser desleal. Mas existem na maioria das situações, as pessoas despreparadas, que deixam o sentimento de rejeição, por não serem correspondidas, tomar conta de suas atitudes e pensamentos, e acabam não sabendo agir com lealdade e sensatez, muitas das vezes machucando e prejudicando uma pessoa que não tem culpa nenhuma. E existe a situação onde acontece uma paixão entre duas pessoas, e ai sim, tudo se torna mais fácil e prazeroso, o mundo se torna um lugar melhor de se viver, o céu fica mais azul, as estrelas brilham mais, os problemas são detalhes, e as vitorias são conquistas verdadeiras.
Viver é correr o risco de se machucar, se surpreender, viver é correr o risco de perder quem mais amamos, e também correr o risco de nos perder. Os caminhos são muitos, mas escolhas certas são poucas, portanto, a vida é feita de erros e acertos, devemos apenas saber crescer com cada situação vivida, sendo boa ou ruim. E sorrir, pois para o corpo existe varias formas de cura, mas para a alma apenas uma, a felicidade.

Thiago Simioni

Nenhum comentário:

Postar um comentário